terça-feira, 19 de março de 2013

PENSANDO UM POUCO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONFISSÃO DE PECADOS...


QUANDO TENTAMOS ESCONDER OS NOSSOS PECADOS

TEXTO BÁSICO: 2º SAMUEL 11.1-25

Você teria coragem de tornar público os seus mais graves pecados? O que você é capaz de fazer para esconder seus pecados?

Davi havia adulterado. Cometeu este pecado com a mulher de um de seus soldados. Quando descobriu que sua única noite com Bate-Seba havia provocado sua gravidez, ele tentou esconder suas atitudes pecaminosas. E as consequências foram terrivelmente desastrosas.

Primeiramente, Davi tentou criar um álibi para dizer que a gravidez de Bate-Seba não foi proveniente de seu caso com ela (versos 7-8). Davi manda chamar Urias do meio de uma guerra para tentar convencê-lo de que ele precisava voltar para casa. A intenção de Davi era a de fazer com que Urias, naquela noite, se deitasse com sua esposa para fazer parecer que a sua gravidez era proveniente desta noite com Urias, seu esposo.

E o que fez Davi:

1.   Pediu para que Urias fosse para casa descansar e deu-lhe um presente – verso 8. Isso não deu certo (versos 9-10) visto pelas próprias palavras de Urias no verso 11.

2.   Davi fez com que Urias comesse à sua mesa e o embebedou esperando que, embriagado, ele voltasse para a sua casa – versos 12 e 13.

Todas estas tentativas foram frustradas, até Davi tentar uma última coisa: Ele cria uma situação fora de suspeita para provocar a morte de Urias (Cf. versos 14-17).

Como nada convencia Urias a voltar para sua casa, a última tentativa de Davi de esconder seu pecado foi provocar a morte de Urias. Ele escreve uma carta a Joabe, comandante de seu exército, explicando como a morte de Urias deveria ser provocada e o portador desta carta é o próprio Urias.

Urias, sem saber, levava em suas mãos a sua própria sentença de morte. Urias morre e sua esposa, Bate-Seba, leva avante sua gravidez cujo pai era o próprio assassino de seu marido. No capítulo doze lemos que Bate-Seba tem o filho, mas, logo em seguida a criança morre.

Ao ler essa história, fico pensando – Será que isso tudo poderia ter sido evitado? Podemos, de fato, evitar o pecado? Penso que sim, até mesmo nesse caso de Davi. E esta minha conclusão vem de uma leitura do próprio texto, em seu início...

Davi poderia ter evitado tudo isso se tivesse ido à guerra (Veja o verso 1).
Bem, antes que alguém me entenda mal, gostaria de explicar que eu creio que nada acontece por um simples acidente, como se Deus não tivesse controle das nossas vidas e de toda a história, mas, em matéria de pecado, a culpa sempre será do próprio pecador. Por isso, acho que Davi pecou porque fez uma escolha errada, ele ficou em Jerusalém.

CONCLUSÃO:

E você, alguma vez já tentou esconder ou camuflar algum pecado? Até aonde você foi? Quais foram as consequências?

Atenção, escolhas erradas podem provocar estragos que nem você e nem o tempo poderão apagar ou desfazer, por isso, humilhe-se diante de Deus e confesse o seu pecado e não tente mais escondê-lo.

Leia o que o próprio Davi, após arrepender-se do seu pecado, escreveu no Salmo 32.

Esconda os seus pecados e você morrerá (Rm 6.23) ... Confesse-o, e experimentará a mais doce e prazerosa vida que Deus tem para todos os que se humilham perante ele.

Com Amor, Rev. Luiz Ancelmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário