sábado, 4 de maio de 2013

PENSANDO UM POUCO SOBRE O QUE É SALVAÇÃO...


O LIVRE ARBÍTRIO É DIABÓLICO!

Ficou chocado com o título? Uma vez, ao entrar em um ônibus urbano, dei de cara com uma pessoa que estava lendo um jornal de uma dessas igrejas neopentecostais e na página principal estava estampado a matéria: “A doutrina da Predestinação é Diabólica!” Confesso que me assustei com o título e, é claro, não posso concordar com tal definição.

Mas, para mim, a doutrina do livre arbítrio é que é diabólica. Preciso primeiramente explicar esta afirmação. Diabólica não porque tenha nascido, necessariamente, do diabo, mas se torna diabólica quando é usada pelo diabo para continuar com a sua estratégia de enganar as pessoas.

Estou lendo um livro, na verdade um verdadeiro Best Seller, de um famoso escritor cristão, chamado C. S. Lewis, intitulado de “Cartas de um diabo a seu aprendiz”. Nesse livro, C. S. Lewis, de forma brilhante e bem original, mostra, mesmo que em forma de ficção (mas que corresponde a uma realidade existente), como o diabo planeja seus ataques e quais são as suas principais estratégias na missão de impedir que os homens cheguem ao conhecimento verdadeiro de Deus e seja, pelo próprio Deus, transformado.

Minha intenção aqui não é narrar o que escreveu Lewis nesse livro, mas, em sua primeira “carta” do diabo ao seu aprendiz, relata-se a preocupação do diabo em não permitir que o homem chegue ao total conhecimento da verdade, e uma das estratégias usada pelo diabo é o de não permitir que qualquer assunto seja levado para o campo da argumentação. Ele diz: “O problema da argumentação é que ela leva a batalha para o campo do Inimigo” (pág. 02). O inimigo aqui seria o inimigo do diabo, que é Deus.

Me parece que esta é também uma estratégia usada pelo diabo, todas as vezes que um cristão (reformado) começa a falar sobre a doutrina do pecado ou, consequentemente a esta doutrina, a doutrina da predestinação ou doutrina da eleição, porque falar sobre esse assunto requer argumentação e isso é tudo o que o diabo não quer.

Na minha experiência como pastor, todas as vezes que tratei desse assunto, muitas pessoas disseram mais ou menos a mesma coisa: “Esse é um assunto difícil de se entender”. Entretanto, não é porque é difícil de se entender (eu particularmente não acho difícil), que se torna impossível de se entender.

Então, partir para o campo da argumentação é tudo o que o diabo não quer. Ele quer que as pessoas continuem no caminho da mediocridade, pois pensar que Deus deixou a cargo das pessoas escolherem o caminho do bem ou do mal, é mais fácil de entender e não requer muita argumentação. Mas, lembre-se, tudo o que o diabo não quer é argumentação.

Agora pensem comigo. Se alguém diz: “Você só pode aceitar a Cristo se você quiser. Deus te deu livre arbítrio. Ele não pode te forçar a fazer o que você não quer”, etc. Mas, como entender, à luz dessa “argumentação”, por exemplo, Efésios 2.1 ou o v. 5 e o verso 8 que diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Ou outros textos que afirmam que o homem está morto espiritualmente por causa do pecado: Colossenses 2.13; Romanos 5.12; 5.14; 6.23; 7.13; 1ªaos Coríntios 15.21; Tiago 1.15; 1ª João 3.14; etc. Existem outros textos que falam de uma ressurreição espiritual. Ora, só existe a necessidade de ressurreição para quem está morto, observem, então, esses textos: Romanos 6.4-5; Efésios 2.5; Colossenses 2.12; 3.1. Todos esses textos falam de uma mesma realidade, a ressurreição para os que estavam mortos. Porventura, alguém que está morto espiritualmente pode ter livre arbítrio? Pode ter o poder de escolher viver?

Assim, a doutrina do livre arbítrio se torna diabólica porque leva o homem a ter uma falsa sensação de segurança e de auto-controle, sentimentos muito apreciados pelo diabo que quer convencer o homem a pensar que as escolhas sempre devem partir dele mesmo, tanto para fazer o bem como para fazer o mal, e que Deus fica apenas no meio da plateia torcendo para que o homem escolha servir a Ele.

Com amor, Rev. Luiz Ancelmo




Nenhum comentário:

Postar um comentário